s
João Medeiros
Uma Vida Dedicada à Crianças (1902/1974)
Humanista, Poliglota, pediatra dedicado, professor emérito, cultor das letras, João Medeiros foi escolhido em diversas oportunidades, como Paraninfo dos concluintes de Medicina e de áreas correlatas. Representante Universitário que assinou o documento de doação pelo Governo do Estado, do terreno em que posteriormente seria erguida a Cidade Universitária da Paraíba, em João Pessoa. Era membro de varias associações especializadas, no País , e no Exterior. Se destacou na Vida Universitária, prestando serviço ao Estado, em especial no Campo da Medicina da Infância, o seu maior sacerdócio.
Cresce à nossa vista a sensibilidade a excepcionalidade desse homem de origens modestas, mas de enorme capacidade de estudo e de compreensão dos fenômenos biológicos, humanos, sociais, políticos, nacionais e universais. Toda vida de João Medeiros foi um dedicar-se as crianças o que avulta da constante recorrência de sua citação. Sua fé no Brasil, muitas vezes demonstrada nas palestras cívicas ou nos textos universitários.
Embora, de forma indignada, se referisse sempre ao descaso com que se olha no País, para a faixa etária da infância, uma infância que, segundo diz em oportunidades variadas, habita em sua maioria casebres infectos, enquanto alguns “Marajás” vivem faustosamente em verdadeiros palácios.
Sua vida foi um constante pedir, não em seu nome ou proveito, mas em proveito e em nome das crianças da Paraíba e do Brasil.
Homem dedicado a família, aos amigos, à comunidade, à grandeza de sua terra e de seu País, era ele também um professor de formação apurada, abeberado que foi nos clássicos, nas escrituras, nos grandes escritores do passado. Estava sempre notavelmente a par dos avanços da Medicina e da Pediatria, leitor que era em várias línguas, tinha concepções altíssimas do que deveria ser um médico, mormente um médico de crianças.
Especialista excepcional, mas acima de tudo educador, mestre universitário, higienista de visão preventiva, defensor do bem público, através de fórmulas, planos e inconfidências técnicas por ele próprio elaborados no fecundo silêncio do gabinete.
Conselheiro , equilibrado entre as correntes tumultuárias, a casa freqüentada por Presidentes, Governadores, Senadores, Deputados e Ministros de Estado. Que se quedavam a ouvir-lhe a palavra reta e meditativa como roteiro a lhes abrir o caminho para solução dos mais intricados temas políticos e administrativos.
Na base dessa confiança foi assessor gratuito de Ruy Carneiro, José Américo e Flávio Ribeiro, como havia sido de Solon, Álvaro de Carvalho, Celso Mariz e outros.
Foi assim que fez da vida uma obra-prima. Esvaziando-a de preocupações inferiores e enchendo-a de iluminação e amor.
Homenagens Tributadas ao Príncipe
da Medicina e da Cultura
João Medeiros
1925 – Interno de terapêutica Clínica da Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou.
1927 – Aluno representante do Corpo discente da Faculdade junto a Caravana Médica Brasileira, que percorreu os Países do Prata (Argentina e Uruguai). Nesse ano, publica o ensaio-tese “Febre aftosa sifilítica”, na revista Imprensa Médica.
1928 – Na Paraíba, assume a Chefia do Serviço Médico e Sanitário da Companhia de Tecidos Paulistas.
1929 – Médico da Assistência Pública Municipal de João Pessoa.
Trabalho apresentado: Comunicação à Sociedade de Medicina e Cirurgia da Paraíba, “A propósito dum caso de Dermatite Esfoliativa de Dumbrind e Brock.
1930 – Eleito membro da National Geografic Society of Woshington D.C.
1931 – Assistente de Pediatria da Maternidade de João Pessoa.
1933 – Delegado Representante da Paraíba na 1ª Conferência Nacional da Criança. Eleito, na sessão de 10 de Abril, sócio-correspondente da Sociedade Brasileira de Pediatria (Rio de Janeiro). Trabalho Publicado: “Alguns aspectos da Posologia Infantil da Paraíba”.
1934 – Ocupando o lugar de inspector Sanitário Escolar, apresenta relatório, em 08-04-1934, ao Interventor Federal, acerca do desempenho de suas funções e faz levantamento do aspecto sanitário do escolar paraibano, numa pesquisa de seu cunho.
1935 – É nomeado Diretor da Inspetoria acima mencionada. Eleito membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e sócio-correspondente da Sociedade Pernambucana de Pediatria.
1937 – Ascende à Presidência do Sindicato dos Médicos. Recebe da Sociedade Brasileira de Pediatria a incumbência de realizar pesquisas sobre a freqüência do Raquitismo e suas formas no Brasil.
1940 – Comissionado pelo Estado para estudar e planificar os serviços de Assistência à Maternidade e à Infância.
Como Paraninfo dos concluintes do Curso de Comércio do Colégio Nossa Senhora das Neves, realiza profunda análise do tema “A participação feminina nos novos destinos da Humanidade”. (A União).
1941 – Delegado do Estado ao II Congresso Nacional de Tuberculose reunido em Porto Alegre. (RGS)
1942 – Nomeado Diretor do Departamento Estadual de Impressa e Propaganda.
Um dos trabalhos publicado: “A criança, célula mater da Nação”. (Na Semana da Criança, PB).
1943 – Escolhido para membro do Conselho Técnico da Legião Brasileira de Assistência no Estado.
1944 – Homenageado a 06 de Janeiro, por um grupo de militares do Serviço Geográfico do Exército, no auditório da Rádio Tabajara; palestra de encerramento da Semana da Criança. (08-10-44)
1947 – Distiguindo com a chefia da Divisão da Maternidade e Infância da LBA.
1948 – Em saudação pronunciada ao médico visitante Dr. Martagão Gesteira à Sociedade de Medicina da Paraíba, representando a classe, disserta magistralmente sobre o tema: “ Um grande mestre da medicina brasileira”.
- No Cassino da Lagoa, saúda o Dr. Ruy Carneiro (Estado da Paraíba de 01-07-48). Pronuncia: “Saudação a um Democrata”.
1950 – Orador Oficial da coligação Democrática pró-José Américo e Ruy Carneiro, discursa sobre o tema: “O sentido de uma apoteose cívica”. (06-06-50).
Eleito Presidente da Comissão Estadual do Instituto
Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), filial brasileira da UNESCO.
1951 – Representa a Paraíba na V Jornada Brasileira de Puricultura e Pediatria, do Recife, na qualidade de Catedrático da Matéria.
1952 – Nomeado Catedrático de Clínica Pediátrica Médica da Faculdade de Medicina da Paraíba (então Sociedade Sivil).
1953 – Professor Catedrático de Clínica Pediátrica Médica da Faculdade de Medicina da Paraíba.
1954 – Eleito membro da Academia Paraibana de Letras para a vaga de Álvaro de Carvalho. Nunca tomou posse.
1955 – Confirmado nas funções de Médico – Pediatra do IPASE em João Pessoa.
1956 – Eleito vice-reitor da Universidade da Paraíba.
1957 – Posse no cargo de Reitor da Universidade da Paraíba.
1960 – Eleito membro do Conselho Universitário e nomeado representante do Ministério da Educação e Cultura junto ao Conselho de Curadores da Universidade.
1961 – Discurso de agradecimento ao Governador José Américo e a Martagão Gesteira pela criação e doação (Nestre) do mobiliário do Instituto de Puricultura.
1962 – Integrante do Centro Internacional da Infância da UNESCO (Paris) e eleito membro efetivo do XIV Congresso de Pediatria de Língua Francesa (Paris).
1963 – toma parte na I Conferência sobre o ensino de Pediatria do Centro Internacional da Infância da UNESCO, Paris.
1964 – Novas monografias: “Aspectos irreversíveis das conquistas sociais”. (Aula de Sapiência na abertura do ano letivo de 1964).
1965 – Saudação ao Ministro da Educação Raimundo Muniz de Aragão, sob o título: “Aqui se edifica a Pátria”. Na inauguração do ambulatório do Instituto de Medicina da Criança, da UFPB.
1966 – Discurso de Paraninfo das turmas de Médicos e Enfermeiros saídos da Universidade.
1967 – Escolhido para membro do Simpósio Internacional sobre Nutrição e Desordens Nutritivas, Rio de Janeiro por sede.
1969 – Escolhido representante da UFPB no Seminário de Implantação do I Ciclo geral de Estudos Básicos e Vestibular. Único para o Ensino Universitário.
1970 – Médico nível 21 e Presidente do Departamento de Puericultura do IPASE, requisitado porém por solicitação da Universidade para honrar com o seu mestrado aquela autarquia.
1971 – Condecorado em brilhante cerimônia com a medalha de Mérito Educativo, pelo Reitor Guilhardo Martins.
1972 – Agradecimento à homenagem de despedida dos professores e pessoal administrativo do IPUER da UFPB ao anunciar o Reitor que daquela data em diante esse departamento passaria a denominar-se Instituto João Medeiros.
Aclamado e consagrado pela Câmara Municipal de João Pessoa com a Outorga por lei do título “Cidadão Benemérito de João Pessoa”. (27-12).
1973 – Eleito e Consagrado Professor Emérito da UFPB, em sessão magna do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEPE) e por unânime indicação da Congregação da Faculdade Federal de Medicina.
Homenagens e Saudações
a) Como Homenageado:
Titulo de Cidadão Benemérito pela Câmara Municipal
No Vestíbulo da Academia Paraibana de Letras
Na Congregação da Faculdade de Medicina
Posse no Cargo de Representante do MEC junto ao Conselho Universitário
João Medeiros e a Presença de Deus
b) Saudando Personalidades:
Um João sem Mácula saudando um João sem Medo
Ruy Carneiro, Democrata Sincero e Militante
Boas – Vindas a Carlos Lacerda
Juscelino Kubitschek na Paraíba
Saudação a José Rafael de Menezes
O Médico e o Humanista
Juventude Abandonada e Delinqüente
Relatório sobre a Saúde Escolar
Educação Sanitária e Unidade Nacional
Novos Rumos Escancarados à Humanidade de Nossos Dias
Pediatria e Desenvolvimento Social e Econômico
Sobriedade na Plenitude
Exposição ao Governador Pedro Gondim a propósito do Instituto de Puericultura.
Algumas Publicações do Dr. João Medeiros
A Paraíba e o Sentido Nacional de sua Vocação Histórica
Mortalidade Infantil e Defesa da Nação – 1947
A Medicina Através dos Tempos – 1953
Coleção “Arquivos Paraibanos” – Dirigida por Sabiniano
Maia – Introdução ao Estudo da Pediatria – 1957
O Mundo Atual e a Formação do Homem – 1965
Mensagem aos Educadores
“...O menino que toda a noite há de passar seis, oito, ou dez horas num leito incômodo, encolhido, coarctado em seus movimentos e respiração, deitado junto a companheiros de cama que roncam, tossem, suam, espirram, e, até, às vezes estão doentes; com freqüência num cubículo sem janela, adjacente a uma rua rumurosa não pode sentir-se descansado e tonificado na manhã seguinte. Não havendo dormido o suficiente, sempre está fatigado, sem desejo de brincar ou trabalhar, sujeito a anemia, propenso a doenças contagiosas, retardando em seu desenvolvimento”.
Tais são os vossos espinhos, as vossas pedras, as vossas aves. Para todos esses escolhos, magnífica em sua organização atual, oferece-vos a escola o auxílio previdente e sábio duma técnica ajustada à sua finalidade.
Tendes em suas oficinas com que esmoitar os espinhos, afastar as pedras, fertilizar o solo. Fecunda-lo-á o vosso esforço. Irriga-lo-á o suor do vosso rosto. Mas, ainda assim, os vossos olhos se enternecerão e os vossos lábios sorrirão um dia à grande alegria do sonho realizado. A vossa semente multiplicará em paraísos terrenos as fadigas e os desenganos, a fé e o amor de vossa semeadura...”
João Medeiros
Biografia:
João Medeiros – Uma Vida Dedicada à Crianças – Edições UFPB
Organização – Maria das Victórias Chianca e Osias Gomes
”...Nós, que amávamos João Medeiros, nos congratulamos com a Universidade Federal da Paraíba e agradecemos a todos aqueles que tornaram possível esta publicação, levando aos seus familiares, seus amigos, alunos, todos os que o conheceram, como àqueles que não o conheceram, a mensagem do ilustre médico paraibano e sobre tudo incomparável amigo: João Toscano Gonçalves de Medeiros...”
Victória Chianca